quarta-feira, 17 de março de 2010

Mantendo a forma em Chaltén (Vescho Wall)!

Fala pessoal!

Bom, após descansar um pouco, ontem, com a chegada do Tacio, fomos junto com o Jason escalar na Pared de Condores com a finalidade de tentar manter um pouco da forma em escalada em rocha. A Pared de Condores é uma grande parede próxima a Chaltén e ao nosso albergue que possui quase 200 metros de altura e uma via chamada "Estamos ahí", com 170m, graduada em 6a frances e com 4 enfiadas.

Taciao, eu e Jason na Pared de Condores. Expulsos logo depois.

Chegando lá, já equipados e quase começando a escalar fomos obrigados a descer por um funcionária do Hotel "La Quinta" que nos informou ser aquela parede propriedade do Hotel e que todas as escaladas lá eram somente para os clientes do Hotel. Inicialmente estranhamos um pouco, já que tal via estava com Guia de Escaladas de Chaltén, e nós havíamos selecionado a rota no próprio guia que nao trazia qualquer informaçao sobre lá ser propriedade privada ou qualquer coisa parecida.

Com essa proibiçao, procuramos outro lugar para escalar e decidimos ir para a Vescho Wall, que possui enorme quantidade de vias de escalada, indo de 4º grau francês até 8a francês.

Entramos inicialmente em dois 5+, o primeiro chamado "Comida mexicana" e a outra via chamada "Más comida mexicana". Eu e o Tacio guiamos ambas (o Tacio equipou) e o Jason, que nao é muito fa de escalada curta e esportiva guiou a primeira e preferiu ir de top na segunda via.

Posteriormente fomos até a Parede Central da Vescho Wall e entramos na via "Buscando el 6c", graduada em 6b+ francês (7a BR). Entrei primeiro guiando e equipando e o Tacio entrou na sequencia mandando a guiada. O Jason ja havia feito a via alguns dias antes e preferiu ficar na base. A via é bem legal, alternando trechos negativos e verticais, exigindo algum descanso com dois crux, sendo o mais chato proximo ao final da via.

Depois disso fomos jantar, onde juntou-se o Robert, da Áustria, excelente montanhista de altitude, com diversos cumes acima de 6.000, incluindo o Denalí, Aconcagua, entre outros.

Depois de muita cerveja, voltamos pro albergue, onde tomamos mais algumas cervejas e fomos dormir. Continuamos prestando atençao no tempo e nossa atençao se volta para a "Aguja de la S", onde talvez tentemos no dia 20.

Abraços!

2 comentários:

nonaka disse...

fala victor, boas notícias, as suas!
apesar do susto, pelo jeito está td ok. é uma pena o que aconteceu com a g11, mas o mais importante é que nada mais grave aconteceu. abracos e boas escaladas!

Parofes disse...

Sorte por ai pros dois! E cade as fotos cara?
A minha viagem acaba agora, vou pra casa...kkk
Abrazos