quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Nova via no contra-forte do Pico dos Quatro (Vazador de Cervas - 4º VIIb E2 A0 210m)!

Pedro Bugim e Alexis Robalinho. Participou também da conquista André Linhares.

Fala pessoal,

Uma nova via foi aberta no contra-forte do Pico dos Quatro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
A via que foi batizada de "Vazador de Cervas", recebeu graduação de 4º VIIb E2 A0 e possui 210 metros de extensão, aproximadamente.


Na conquista!



Pedro Bugim reforçando um lance outrora exposto.

Palavra do Pedro Bugim sobre a conquista; extraída da lista da FEMERJ:

"O Vazador de Cervas" (4º VIIb A0 E2 D2 - 210m) foi doada ao CEB, clube que cedeu os grampos para a conquista. Inicia em lances tranquilos, evoluindo em sua terceira enfiada, para lances bem verticais, de micro-agarras, aderência e bastante calma (rs...). A quarta enfiada volta a ficar tranquila. A quinta e última enfiada começa simplória, culminando em uma aderência bem delicada. O último lance (último metro mesmo!) não conseguimos fazer em livre completamente (mesmo porque estava um calor do inferno e resolvemos deixar a MEPA para outro dia), tendo um pequeno ponto de apoio no penúltimo grampo, para acessar o platô final. A via mantém sempre uma grampeação "justa" nos lances fáceis e menos espaçada nos lances complexos, com proteções duplas nas paradas.


Corda simples para o rapel, podendo ser de 50m. Atenção apenas na quarta enfiada, na hora de subir, que tem 55m de extensão... com uma corda de 50, é possível parar um grampo abaixo da parada.

Esta parede já conta com opções bem interessantes, possuindo um acesso muito tranquilo. Para acessar as bases, deixar o carro no estacionamento da Rua Sorimã (como quem vai para a Pedra da Gávea) e voltar uns 50 metros na estrada... tem uma grande bloco de pedra na lateral, com uma pichação azul. A trilha fica na frente deste bloco e segue sempre muito bem definida, costeando a parede, se distanciando em alguns pontos, mas basicamente, costeando, tal qual na Babilônia (Urca). A mesma termina na extremidade direita da parede, onde atualmente funciona um arvorísmo.


O acesso à primeira via da parede (extrema esquerda) dura apenas 5 minutos. Para acessar a base do "Vazador", em média, 20 minutos apenas. Para a última via (extrema direita), estima-se de 35 a 40 minutos.


Croqui da via - clique na imagem para ampliar.



Atual situação do contra-forte do Pico dos Quatro. Clique na imagem para ampliar.


Imagens por Pedro Bugim.


É isso aí! Boas escaladas!

3 comentários:

Memi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Memi disse...

Fala Victor blz..cara muito bacana seu blog,estava olhando as fotos dessa parede ,nos locais ao lado das vias já abertas ainda tem potencial para novas vias ou não....grande abraço..Feliz 2011 boas escaladas !!!!

Emerson/Memi

www.leao-gropo.blogspot.com

Victor A Carvalho disse...

Vlw Emerson! Dei uma passada no seu blog e está show de bola tbm! Sobre as paredes, não sei mas creio que existem vias de escalada por lá. Trata-se do Pico dos 4. Mas ainda sim deve ter muuuito espaço pra conquista... :)

Abraços!